Brasil é mercado decisivo para Open Source

Especial Open Source

Espaço RioInfo 2008 - Convergência Digital
:: Da redação

O Brasil é mercado decisivo para o Open Source e já figura entre os cinco principais líderes de fomento à plataforma mundialmente. A mudança imposta pela tecnologia já reflete mudanças no mercado atual de aplicativos e soluções.

"As empresas de software que têm suas receitas baseadas na venda de licenças têm sérios problemas pela frente e devem mexer rapidamente nas suas estruturas para sobreviverem", observou o vice-presidente de Pesquisas do Gartner, Donald Feinberg, durante a XIII Conferência Anual Futuro da Tecnologia, promovida pela consultoria, na capital paulista.

Segundo o especialista, o Open Source é um elemento significativo no processo de mudança de postura dos gestores de Tecnologia, mas Feinberg adverte: "Não há aplicação grátis mas, sim, livre. Essa é uma questão que precisa ser bastante observada pelos fornecedores".

Neste cenário - e com o Brasil ocupando um papel de liderança no mundo de Open Source - a sessão sobre as perspectivas de mercado de software livre abre um espaço significativo de discussão para as empresas desenvolvedoras.

O painel acontece no dia 01 de setembro e contará com a presença de executivos especializados no uso da plataforma aberta, entre eles, João Cassino, gerente da divisão de Software Livre da Cobra Tecnologia, que atuará como moderador do painel.

Também participam da plenária, Fábio Filho, gerente de negócios da Canonical para a América Latina, Luiz Fuzaro, gerente de desenvolvimento e Gestão de Sistemas e Aplicativos na Cobra Tecnologia e Ricardo Bimbo, especialista em sistemas e plataformas abertas.

O Seminário de Negócios com Software Livre terá ainda uma apresentação de Corinto Meffe, Gerente de Inovações e Tecnologia da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Saiba como participar da sessão. Acesse: www.rioinfo.com.br

Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=15908&sid=75

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License